Leia em: 4 min.

Nas organizações fala-se muito sobre engajamento: há muitos dados e pesquisas a respeito do tema. Por que as empresas se dedicam em promover o engajamento dos colaboradores? Por que é importante estarmos engajados? Afinal, o que é engajamento no ambiente corporativo?

É definido como engajamento como um estado mental positivo e gratificante relacionado ao trabalho, caracterizado por vigor, dedicação e absorção. E quais os benefícios de ter colaboradores engajados para a organização?

A DFM, identificou as vantagens do engajamento para as empresas: aquelas com uma força de trabalho altamente engajada possuem, em média, receita 4,5 vezes superior à de organizações com um menor índice de engajamento. Funcionários engajados são 2,5 vezes mais propensos a apresentarem performance superior à de seus colegas menos engajados. Eles podem elevar em 30% a performance do negócio.

O engajamento é bom para as empresas e também para o profissional. Se você estiver engajado com sua empresa, seu nível de satisfação com o trabalho é mais alto. E quanto mais engajado você estiver, mais eficiente e direcionado para o sucesso você será. Profissionais engajados apresentam uma performance mais elevada e demonstram mais paixão e interesse por seu trabalho. Como a vida profissional ocupa a maior parte do nosso dia, o resultado do engajamento afeta também outras áreas da nossa vida, gerando mais bem-estar e satisfação.

Os benefícios do engajamento no trabalho são extensos e amplamente reconhecidos. Apesar disso, pesquisas reportam que os números de pessoas engajadas no trabalho são pequenos. Pesquisas do Instituto Gallup apontam:

13% estão engajados

A cada oito trabalhadores no mundo está engajado, ou seja, está profundamente envolvido com seu trabalho e empenha esforços voluntários para contribuir positivamente com sua organização.

63% estão desengajados

Baixa motivação, performance mediana e menor disposição para contribuir. Correspondem a mais ou menos 900 milhões de pessoas no mundo, considerando que a força de trabalho no mundo está em torno de 1,4 bilhão de pessoas.

24% estão ativamente desengajados

Insatisfeitos, improdutivos e que tendem a contaminar os colegas com sua negatividade. Correspondem a cerca de 340 milhões de pessoas.

Os funcionários desengajados atuam abaixo de seu potencial, predispostos à frustração e às fragilidades que esta circunstância proporciona. O custo do desengajamento é alto para a economia dos países. Nos Estados Unidos, no Reino Unido e na França este custo fica na casa dos bilhões.

Embasado na filosofia, na psicologia positiva e na neurociência

“Engajamento total é uma conexão física, emocional, cognitiva e social que se desenvolve quando estabelecemos uma relação imbuída de propósito com os diferentes aspectos de nossa vida, gerando, assim, um esforço voluntário direcionado a objetos”.

Definimos:

“Uma pessoa engajada com o trabalho, mas desengajada com a vida, poderá experimentar problemas como a tendência ao workaholismo, desequilíbrio entre o pessoal e o profissional, baixos níveis de bem-estar e de satisfação no que diz respeito aos aspectos pessoais de sua existência e outras questões que, com o tempo, acabarão por se refletir negativamente em seu desempenho profissional”.

Já a pessoa engajada com a vida e desengajada com o trabalho poderá não dispor de recursos para viver uma vida da maneira que considera satisfatória, como também poderá experimentar um vazio por não vivenciar satisfatoriamente parte importante da vida que é o trabalho.

O engajamento total envolve quatro dimensões:

  1. A física, que é o vigor, a energia dispensada ao que se está fazendo.
  2. A emocional, que é a dedicação, colocar “o coração” no que será realizado e ao sentimento de orgulho gerado.
  3. A social diz respeito à qualidade das relações que você mantém e isto vai refletir no tipo de apoio que vai obter para fazer coisas que não poderá fazer sozinho ou na melhoria dos resultados se fizesse com o apoio de outras pessoas.
  4. A cognitiva se refere a absorção, ao foco e à concentração nas atividades que você está executando.

 

Qual o nível de engajamento de seus colabores? Com conhecimento e ferramentas apropriadas podemos trabalhar e elevar o nível de engajamento de seus colaboradores!

 

Compartilhar

ESCRITO POR

Com uma equipe de especialistas apaixonados e uma vasta experiência em consultoria, estamos comprometidos em ajudar sua empresa a atingir novos patamares de desempenho e inovação.

ARTIGOS RELACIONADOS